sábado, 14 de abril de 2012

Disputa em alto nível



Cristiano Ronaldo estabelece novo recorde de gols em uma temporada do Campeonato Espanhol (Crédito AP)

Na partida contra o Sporting Gijón, que o Real Madrid venceu por 3 a 1 de virada no Santiago Bernabéu, mais uma vez brilhou a estrela de Cristiano Ronaldo. Ele que já vinha de um jogo histórico contra o Rival Atlético de Madrid, escreveu mais uma vez seu nome na história do futebol espanhol.

Com o gol marcado, aos 28 do segundo tempo, o português chegou ao gol número 300 na carreira e o 41º na atual temporada da Liga Espanhola. Com ele, o atacante novamente figura como o maior artilheiro do campeonato espanhol, superando o recorde que lhe pertencia desde a temporada passada.

Agora o português tem 139 gols pelo Real Madrid, 118 pelo Manchester United, cinco pelo Sporting, 38 pela seleção de Portugal, sendo um pela seleção sub-20, três pela seleção sub-21 e dois pela equipe olímpica. Entretanto, CR7 não terá vida fácil na briga pela artilharia do campeonato espanhol.


Messi marca dois contra o Levante e iguala a marca de CR7 (Crédito AFP)

Na partida do Barcelona contra o Levante, Lionel Messi também marcou dois gols e assim igualou a marca do atacante do Real Madrid, passando a ser também o recordista de gols em uma única temporada do campeonato espanhol.

Com disputa pelo título, duelo de técnicos vencedores, pela artilharia da temporada e pelo recorde de maior artilheiro de uma única temporada da Liga Espanhola, a partida do próximo sábado válida pela 35ª rodada, promete ainda mais emoções. Uma vitória do time de Pepe Guardiola incendeia de vez a disputa, pois a diferença entre os times cairia para apenas um ponto, já uma vitória da equipe de Mourinho, praticamente garante o caneco para o Real. Depois deste confronto, ainda restarão três rodadas para o encerramento da competição.


PARABÉNS SANTOS! 100 anos de muitas histórias


História de Santos Futebol Clube

O Santos Futebol Clube, foi fundado em 14 de abril de 1912, é um clube do futebol brasileiro com sede na própria cidade de Santos. Eleito como melhor clube das Américas do século XX, foi eleito o único clube a conquistar, num mesmo ano (1962), um titulo estadual, um nacional, um continental e um mundial.

O clube é conhecido no mundo inteiro por ter revelado o "Atleta do Século", Pelé, que começou sua carreira no Santos em 1956, com apenas 16 anos de idade. Na década de 1960, ele foi a principal estrela da maior equipe santista de todos os tempos, que obteve várias glórias ao redor do globo, entre elas dois mundiais conquistados em 1962 e 63.

O Santos é o maior campeão nacional, junto com Palmeiras, com 8 títulos: 5 Taças Brasil (1961 - 1965), 1 Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1968) e dois Campeonatos Brasileiros (2002 e 2004). A CBF reconheceu oficialmente esses torneios em 13 de dezembro de 2010.

O Santos FC, em sua fase áurea, conquistou nove títulos consecutivos entre 1961 e 1963. De 1960 à 1969, período de dez anos, conquistou nada menos do que 22 títulos oficiais, um recorde entre times brasileiros.

Em 20 de janeiro de 1998, o Santos tornou-se a primeira equipe na história do futebol e alcançar a marca de 10 mil gols ( gol do meia-campista Jorginho). Em 26 de agosto de 2005, chegou a marca de 11 mil gols (com um gol de Geílson). É o clube que mais fez gols na história do futebol mundial.

O ataque dos 100 gols


De 1921 à 1926, o Santos fez campanhas fracas no Campeonato Paulista, mas foi o período necessário para o surgimento da primeira geração do que se tornaria uma tradição no Alvinegro: descoberta e criação de jovens talentos.

A equipe de jovens garotos que formaria o ataque de 100 gols, consagrando o Santos no cenário nacional, começou a ser gerada em 1923 com a chegada do jovem Araken Patusca, então com 16 anos. Na mesma época, entraram atletas de baixa idade.

Quatro anos após a chegada desses jovens, e com a inclusão de alguns nomes como o extraordinário artilheiro Feitiço, o Santos estava no Campeonato Paulista aplicando uma goleada, o que se repetiria por várias vezes na competição. A vitima foi a equipe do Ypiranga, o jogo ficou em 12 a 1, com 7 gols de Araken. Foi o recorde de gols em uma única partida, só sendo superado 37 anos depois por Pelé.

Durante toda a disputa do estadual o clube vencia de goleada, o que resultou em 100 gols pró, média de 6.25 gols por partida. Mas, a excelente campanha não foi coroada. No último jogo, quando o Peixe precisava de apenas um empate, foi derrotado pelo Palestra Itália por 3 a 2, em partida muito conturbada. O Santos seria vice-campeão em 1928 e 1929, sempre fazendo muitos gols. Em 1931, foi novamente vice-campeão, mas Araken não estava mais no clube (retornaria em 1935).

O ataque entrou para a História como a famosa "linha de 100 gols", era formado por Siriri, Camarão, Feitiço, Araken e Evangelista. Essa escalação foi ouvida por décadas, repetidas como um verso popular pelos torcedores de futebol em diversas partes do País.

O marco histórico de 100 gols foi resultado de um trabalho de características que, mais tarde, valeriam um trecho do hino oficial do clube: "Técnica de Disciplina".

Campeão Paulista de 1935


Desde os primeiros anos de existência, o quadro de futebol do Santos obteve êxitos memoráveis. tanto em jogos locais como internacionais mas demoraria para conquistar o primeiro título importante, pois bastava superar os seus rivais estaduais da Capital, que contavam com grande torcida, força política e financeira.

O inédito título de campeão estadual, o mais importante que disputava - já que as competições nacionais era incipientes -, aconteceu em 1935, após um declínio dois anos antes, em razão do início de profissionalismo no futebol brasileiro.

A final daquele Campeonato terminou em 17 de novembro, no Parque São Jorge, casa do rival. O resultado foi 2 a 0, contra o Corinthians, que já não lutava pela Taça. O Corinthians enfrentaria ainda na rodada seguinte o Palestra Itália na rodada seguinte, e caso ganhasse do Santos e perdesse para o Palestra, haveria um final desempate entre Santos e Palestra Itália. Os gols foram marcados por Raul Cabral Guedes e Araken Patusca. Assim, o Santos FC conquistava o primeiro título Paulista.

Era Pelé


O prenúncio da grande fase do Santos FC começou em 1955, quando voltou a ser campeão paulista, em um time em que se destacavam entre outros Zito, Ramiro, Formiga e Vasconcelos.

Em 1956, chegaria à Vila Belmiro, trazido por Waldemar Brito, o menino Pelé, de 15 anos, que deu novo impulso à história do Santos levando-o a conquistas que enalteceram o futebol brasileiro no planeta. O time do Santos vinha de grandes campanhas, sendo bicampeão Paulista em 1955-1956, apresentando os craques Pepe e Zito, dentre outros. Com Pelé, o time se tornaria um dos maiores da história.

Pelé marcou seu primeiro gol com a camisa do Santos num amistoso contra o Corinthians de Santo André, jogo em que o time da Vila Belmiro venceu por 7 a 1. Em 1958, ganhou seu primeiro Campeonato Paulista, estabelecendo como artilheiro o recorde de 58 gols, que permanece até hoje. Neste Campeonato Paulista, o Santos marcou 143 gols.

O Santos com Pelé continuou nos anos seguintes todas as principais competições que disputava. Em 1959, a conquista do primeiro Torneio Rio-São Paulo e o vice-campeonato da Taça Brasil. Em 1962 e 1963, o bicampeonato sul-americano da Copa Libertadores da América e o bicampeonato da Copa Intercontinental. Só não ganhou todos os Campeonatos Paulistas de 1958 à 1969 pois o Palmeiras, time conhecido na época por "Academia", conseguia interromper a sequência de tempos em tempos. Em 1967 o Santos ganharia novamente o Campeonato Paulista e daria inicio ao seu tri-campeonato da competição. Em 1968, o time com grandes revelações como Clodoaldo, Edu, Abel e Toninho Guerreiro voltaria conquistar outra série de títulos nacionais e internacionais, como a Recopa Intercontinental de 1968.

No ano de 1969, as conquistas e a fama do Santos eram tão grandes que, em uma excursão para a África, a guerra no Congo Belga, atual República Democrática do Congo, entre forças Kinshasa e Brazzaville, foram suspensas para que as cidades pudessem ver os jogos do time. Logo após as partidas, o conflito começou. Este evento serviu claramente de inspiração para o "Amistoso da Paz", realizado entre as Seleções do Brasil e Haiti em 18 de agosto de 2004.

Com dívidas devido a investimentos que não deram certo, como o do Parque Balneário, o clube ia vendo seus craques saindo. Compromissos com a CBD para a eleição de João Havelange para presidente da FIFA obrigaram o time a sucessivas excursões por todo o globo, desde a África até a Arábia, o que refletiu no fraco conturbada, acabando nas disputa por pênaltis contra o time da Portuguesa. O erro histórico do árbitro Armando Marques, que errou as cobranças quando o Santos vencia por 2 a 0, mas ainda com a possibilidade de empate porque ainda restavam duas cobranças da Lusa, atrapalhou a conquista certa (Pelé ainda não havia feito sua cobrança), fazendo com que o título daquele ano fosse divido entre as duas equipes.

Pós-Pelé


Após a Era Pelé, o Santos continuou seu caminho de glórias. Em 1978, o técnico e ex-atleta do Santos, Formiga formou um time campeão "Os Meninos da Vila" apelido dado dado pela juventude dos atletas da equipe, conquistaram o Campeonato Paulista de 1978. Destacaram-se na época Juary, Nílton Batata, Pita, Aílton Lira, entre outros. Em 1983, o Santos montou uma equipe forte trazendo pra Vila os consagrados Serginho Chulapa e Zé Sérgio (do São Paulo) e Paulo Isidoro (do Atlético Mineiro) e conseguiu disputar a final do Campeonato Brasileiro de 1983 com o Flamengo de Zico, vencendo a primeira partida no Morumbi por 2 a 1. Mas na final do Maracanã, jogando com alguns desfalques, o Santos acabou com o vice-campeonato.

Com o reforço do goleiro Rodolfo Rodriguez, a equipe confirmaria sua competitividade e se sagraria campeã do Campeonato Paulista de 1984 (tendo como presidente Milton Teixeira) Após esse título, o Santos, só voltaria a disputar uma final de campeonato nacional em 1995, enfrentando o Botafogo. O Santos vinha animado pois teria vencido uma partida histórica na semifinal contra o Fluminense, aonde o Peixe venceu por 5 à 2, com o grande ídolo da época Giovanni. Mas na final contra o Botafogo, o Santos empatou e acabou novamente com o vice-campeonato, num jogo em que a arbitragem foi completamente contestada (os santistas reclamaram do árbitro Márcio Rezende de Freitas a anulação do gol do ponta santista Camanducaia e também a validação do gol em impedimento do botafoguense Túlio Maravilha).

O Santos voltaria aos títulos vencendo o Torneio Rio-São Paulo de 1997 e a Copa Conmebol (percursora da atual Copa Sul-Americana) de 1998, derrotando o Rosário Central da Argentina na final. Foi vitória por 1 a 0 na Vila Belmiro com um gol marcado pelo Claudiomiro, e empate em 0 a 0 no Estádio do Rosário Central, na Argentina.

Século XXI

A maior conquista do Santos, excluindo-se os títulos, foi o reconhecimento internacional obtido como honraria de ser considerado o "Clube do Século XX nas Américas", em eleição da FIFA que premiou, no fim dos anos de 1990, os melhores clubes de futebol da História (além do Santos, o Real Madrid foi considerado o "Clube do Século XX" ) e os melhores jogadores, com Pelé recebendo, emfim, a "oficialização" do título que por tanto o acompanhou.

Em 1999, Marcelo Pirilo Teixeira ganha a eleição à Presidência pegando o clube com enorme dívida e com o time em frangalhos. A administração primeiramente tentou montar um grande time com jogadores renomeados e ao mesmo tempo e investiu forte na base, no patrimônio e na estrutura, reformando o estádio e fazendo um CT de primeiro mundo. Mas, no início de 2002, ano em que o clube completara 90 anos, os grandes jogadores saíram sem conseguirem títulos (apenas um vice-campeonato paulista em 2000) e o Santos teve que voltar suas atenções para as categorias de base para recompor o elenco. Inclusive deu certo e o Santos encerrou o jejum de títulos, com a sétima conquista do título do Campeonato Brasileiro. O time que conseguiu ser campeão foi, basicamente, foi formado na Vila Belmiro, montado pelo técnico Émerson Leão tirando da base para a equipe principal garotos que seriam conhecidos como "Os novos Meninos da Vila" que viraram febre no país inteiro que foi a dupla Diego e Robinho se tornaram símbolos do futebol vistoso e alegre, juntos com Renato, Elano, Alex e Léo. No ano seguinte, com a base mantida, o Peixe chegou aos vice-campeonatos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.

Em 2004, o time mostrou toda a sua força entre os oito melhores times do continente, perdendo nas quartas-de-finais da Libertadores, para o campeão Once Caldas, da Colômbia. No, Campeonato Paulista
foi até as semifinais, foi até as semifinais. O ano foi fechado com chave de ouro com a conquista do oitavo título brasileiro. Com uma equipe liderada por Vanderlei Luxemburgo, a base de 2002 e reforços como Ricardinho e Deivid, o time encerrou o torneio de pontos corridos disputando até a última rodada contra o Atlético Paranaense e conquistou mais uma vez o Campeonato Brasileiro.

Emfim, foram vários títulos até chegar em 2010 o ano em que se consagrou craques que até agora são febres no Brasil como Paulo Henrique Ganso e principalmente o Neymar. Que conquistaram o Paulistão daquele ano, a Copa do Brasil. Em 2011, com destaque dos mesmos craques o Peixe conquistou novamente o Campeonato Paulista, Taça Libertadores e perdeu para o Barcelona no Mundial de Clubes por 4 a 0.

Opinião


Emfim, tenho a honra de estar escrevendo sobre a história de um dos maiores clubes do mundo, ainda mais quando se trata de um clube que tem a característica de sempre trabalhar com sua categoria de base, e de saber que o Rei do Futebol saiu dali, é um grande prazer. E não precisa nem ser santista, muitas vezes torcedores de outros times gostam do futebol ousado e alegre do time do Santos. Muitas gerações vieram até aqui através das categorias de base da equipe.

Tenho o prazer de ter muitos amigos santistas, principalmente por morar na cidade de Santos e totalmente normal, na cidade de Santos ter bastante santistas e ver que é um clube que tem uma torcida extremamente jovem e que sempre apoia o time. O Peixe atualmente tem a tendência de conseguir títulos ainda mais importantes, por saber que é um ano importante, um ano de centenário e que sem dúvidas poderão vir mais títulos da baixada por aí.

Não há palavras pra descrever o time do Santos, porque é um clube sensacional e fora de série. Com Neymar, que é pra mim o terceiro melhor jogador do mundo perde apenas para o argentino Messi e o portuga Cristiano Ronaldo, mas o Camisa 11 do Alvinegro Praiano não está muito longe disso. É um jogador de extrema qualidade, com dribles, com gols ele é fora de série, é um jogador que chega a acabar com os narradores de tanto gritarem gols do craque.

Portanto, aqui estão minhas palavras pra este clube que engrandece o País, Parabéns ao Santos que é um clube de muitas glórias, de muitos títulos e que leva em consideração um clube que só tem a tendência a crescer neste e nos próximos anos que virão, por ser um clube dessa grandeza.


















































sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dessa vez não deu



O Flamengo até lutou e fez a parte dele para continuar na luta pelo bi campeonato da Libertadores da América, mas não será este ano que a imensa nação rubro negra voltará a comemorar essa conquista. Com apenas 6% de chances matemáticas de classificação, o time carioca fez um belo primeiro tempo no Engenhão contra o Lanús e com gols de Wellington e Deivid, foi para o intervalo com o jogo e a classificação na mão.

Isso acontecia, por que lá em Assunção, na outra partida do grupo, entre Olímpia e Emelec, o placar indicava o empate e com isso o time de R10 e companhia, se classificava no saldo de gols. A apaixonada torcida estava em êxtase com a histórica classificação e já zombava dos matemáticos que passaram os últimos dias com o mantra dos seis por cento e eram obrigados naquele momento a constatarem a classificação do time da Gávea.

Porém, com a vinda do segundo tempo, a tensão e a esperança foram aumentando. No Rio, o Flamengo continuou no controle da partida e garantiu uma vitória tranquila contra a equipe Argentina, já no início da etapa complementar com um gol de Luis Antônio que completou o cruzamento de Ronaldinho Gaúcho, encerrando os trabalhos no Engenho de Dentro.

Porém, ao Flamengo não bastava vencer, era preciso também torcer e a partir do fim da partida, torcedores, jogadores, comissão técnica e diretoria rubro negra passaram a acompanhar a partida na capital paraguaia que estava empatada em 2 a 2. Até aquele momento os cariocas estavam garantidos na próxima fase.

Entretanto, lá no Defensores Del Chaco, aos 47 do segundo tempo, após cobrança de escanteio Luis Quiñoenez, marcou de cabeça o gol da vitória do Emelec, dando fim ao sonho rubro negro e classificando a equipe equatoriana para as oitavas de final da Libertadores da América.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pintando o campeão



O Borussia Dortmund comemorou a conquista do Alemão em 2011

O Borussia Dortmund deu uma passo importante rumo a mais um título da Budesliga. No clássico apontado como a "final antecipada", contra o Bayern de Munique o time de Dortmund, que jogou em casa levou a melhor e abriu agora seis pontos de vantagem para os bávaros. Faltando quatro rodadas para o término do campeonato, dificilmente o Borussia não repetira a cena a cima.

O Bayern de Munique sabia que uma missão complicada na última quarta-feira (11). A partida contra o Borussia Dortmund valia a liderança da Budesliga e o sonho de conseguir a dobrada nessa temporada levando o campeonato alemão e a UEFA Champions League de uma vez. Porém o confronto contra o time de Dortmund, atual campeão e líder da competição, não seria fácil.

E as previsões dos Bávaros se confirmaram. Em uma partida muito disputada o time da casa levou A melhor no duelo e com o gol de letra do polonês Lewandowski, aos 32 minutos de partida o Borussia venceu e abriu seis pontos para o time de Munique, faltando apenas quatro rodadas para o término do campeonato. O jogo que já era classificado como a final antecipada da liga, acabou confirmando o apelido e praticamente selou o bicampeonato do Borussia.

O Bayern até chegou ter chance de empatar a partida, em um pênalti perdido pelo craque holandês Arjen Roben. Com o erro do atacante bávaro, a maioria dos 80.720 presentes, puderam comemorar a vitória. Com a aproximação do título, o Borussia pode confirmar o fim de uma escrita que já dura 16 anos e o último time a conseguir tal feito foi próprio Borussia Dortmund, campeão alemão nas temporadas 94/95 e 95/96.

Agora para salvar a temporada, só resta ao Bayern classificar para a final da Champions e decidir em casa o principal torneio do futebol europeu. Para isso é preciso que o time de Roben, Mário Gomez e companhia passe pelo Real Madrid, a primeira partida das semifinais será no dia 17 de abril, na Alianz Arena e a segunda partida, dia 25, no Santiago Bernabéu.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Comentar um jogo é aguentar a pressão de torcedores


No último sábado entre o clássico Vasco e Flamengo pelo Campeonato Carioca houveram lances polêmicos, porque teve um lance na área que foi um pênalti claríssimo para o Gigante da Colina e o árbitro não deu. E em ao final da partida, teve um lance extremamente parecido e o árbitro deu o pênalti para o Flamengo. E vi que a equipe cruzmaltina estava sendo prejudicada e o Flamengo favorecido, e resolvi comentar isso em meu microblog, twitter. Em seguida, após comentar os lances polêmicos da partida muitos torcedores do Flamengo vieram me xingar no twitter por ter sido uma opinião extremamente normal como qualquer um tem o direito de dar a sua.

Emfim, vou explicar melhor: no meu twitter as vezes costumo fazer uma brincadeira, até porque sou corintiano e as vezes chamo os torcedores do São Paulo de bambi, do Palmeiras de porco, as vezes chamo os torcedores do Santos de sardinhas, as vezes os são-paulinos, palmeirenses e santistas tiram sarro do Corinthians por não ter Libertadores, até aí algo normal, coisa de torcedor. Só que, quando me pedem pra comentar sério, eu esqueço totalmente o meu time de coração e comento imparcialmente. Então, logo falo que sou torcedor como qualquer um é. Mas, a partir do momento que passo ao blog, ou qualquer coisa mais séria, tenho que comentar imparcial e sério. Então, no caso do comentário que fiz no twitter sobre o jogo do Flamengo, ali eu estava comentando muito mais imparcialmente do que com o coração, mas imagino que os torcedores rubro-negros imaginaram que eu estava ali torcendo, mas não.

Por exemplo, se eu tivesse escrito assim: o Flamerda foi favorecido, enquanto o Vasco foi prejudicado. Neste caso, sem dúvidas, eu estaria dando motivos para a torcida me xingar, mas não. Fiz o seguinte comentário: o Flamengo foi prejudicado, o Vasco merecia a vitória, os dois pênaltis aconteceram, foi assim que comentei, respeitando as equipes.

Agora sim, entendo porque é tão difícil ser comentarista, porque os torcedores não entendem muito bem o que é torcer e o que é comentar. Por exemplo, comentaristas como Neto, Casagrande tem histórias no Corinthians e são comentaristas e as vezes acontece uma situação assim: tem um jogo entre São Paulo e Corinthians, só que acontece um pênalti para o Tricolor e para o Alvinegro e aí vem o Neto e Casão e comentam: o da equipe do Morumbi não foi pênalti, mas do time preto e branco foi, com certeza os torcedores não-corintianos vão achar que os comentaristas estão torcendo.

Sempre achei que os jornalistas, comentaristas, narradores esportivos tem que revelar seus clubes, mas desde que sejam imparciais em seus comentários e às vezes fazer uma brincadeira com os rivais do time que torce, mais na maioria ser imparcial, é isso o que acho. Por exemplo: posso comentar sobre todas as equipes imparcialmente, e às vezes posso fazer uma brincadeira com São Paulo, Santos e Palmeiras que são rivais do Corinthians.

Amadorismo abundante


Súmulas do último clássico entre Vasco e Flamengo - Crédito Globoesporte.com

O Campeonato Carioca, tradicionalmente conhecido como o mais charmoso do Brasil, já não é o mesmo de tempos atrás e o último clássico entre Vasco e Flamengo expos de forma grave o amadorismo com que o esporte bretão vem sendo tratado há anos no estado. A partida, marcada por uma confusão generalizada, motiva pela não marcação de um pênalti a favor do time alvinegro, foi apenas o primeiro triste capítulo envolvendo os dois times.
Após a confusão já citada, o árbitro apresentou uma súmula com um anexo onde apareciam a letra V, o que poderiam ser alusões aos atletas expulsos durante a confusão. Tal comportamento, já aponta para um grau de amadorismo assustador, pois em qualquer súmula, que se preze, tem o espaço reservado para tais marcações, o que automaticamente descarta as inscrições apresentadas originalmente.
Basta uma rápida busca na internet para ter acesso a vários modelos de súmulas com esse padrão eu mesmo já participei da organização de torneios e fiz isso. Assim, sendo, se é fácil para qualquer cidadão conseguir tal artefato, por que não seria fácil também para uma federação estadual. Porém, como já diz a sabedoria popular do futebol carioca, “Existem coisas que só acontecem com a Federação Carioca”.
Entretanto, este não foi o único problema referente a súmula da partida e nem o mais grave. Após a publicação da mesma com as marcações de caneta, foi publicada outra súmula do mesmo jogo. Na “versão atualizada”, as marcações somem e desta forma livram os atletas vascaínos das punições. A justificativa da arbitragem para tal mudança está no fato de que por conta do tumulto, o juiz não conseguiu mostrar os cartões aos jogadores expulsos na ocasião.
Para o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), os jogadores envolvidos não são obrigados a cumprir suspensão na próxima rodada, pois segundo ele, os atletas não foram expulsos. A situação é tão surreal que o Departamento Jurídico do Vasco defende que os envolvidos cumpram sim a suspensão.
Em entrevista ao site globoesporte.com Anibal Rouxinol, vice presidente jurídico do time de São Januário afirmou: “O Jorge Rabello diz que o jogador cumpre a suspensão automática se o árbitro mostrar o cartão. Mas eu nunca vi caso idêntico. O cartão vermelho serve apenas para dar publicidade ao fato, para que todos saibam. Nada além disso. Mesmo se o cartão não for dado mas constar na súmula, é preciso cumprir a suspensão automática. O departamento jurídico do Vasco é contra a escalação desses jogadores, essa foi a minha posição passada ao departamento de futebol do clube. Para que não haja qualquer dúvida, eles vão cumprir a suspensão no domingo. Isso somente não vai acontecer se a Federação de Futebol do Rio de Janeiro me disser que é permitido e o faça de maneira oficial”.
Tal episódio, só serve para mostrar que o charme, deu lugar ao amadorismo no futebol carioca há muitos anos. E o triste dessa situação é que o fato aconteceu menos de uma semana depois de um dirigente do Flamengo afirmar que este estadual tem o mesmo peso que a Libertadores da América, será que o principal campeonato do continente tem o mesmo nível de amadorismo? Torço para que isso não seja verdade.

Conectados no que acontece na Libertadores


Grupo 1: na semana passada já teve o empate entre Santos e Internacional por 1 a 1 no Beira-Rio. O clube Alvinegro Praiano com 5 jogos, 3 importantes vitórias, 1 empate e 1 derrota, com isso a equipe praiana está líder do Grupo com 10 pontos. Enquanto, os Colorados estão em segundo lugar com 5 jogos, 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. A equipe gaúcha está com 8 pontos ganhos. Enquanto, Strongers e Juan Aurich são os dois últimos colocados, com 7 e 3 pontos. Por já ter acontecido os jogos das quatro equipes do grupo, não haverá jogo nesta semana.

Grupo 2: o Olímpia que está em segundo lugar com 7 pontos enfrenta o terceiro colocado com 6, o Emelec na próxima quinta-feira dia 12 de Abril de 2012. Já, o Flamengo está totalmente encrencado, porque começou errando contra o Olímpia no Engenhão, porque o rubro-negro estava vencendo por 3 a 0 e deixou a equipe adversária empatar. Na semana seguinte, enfrentaram novamente o Olímpia fora de casa e perdeu por 3 a 2. E daí perdeu novamente para o Emelec também por 3 a 2, agora terá um jogo muito mais difícil agora, é contra o líder do grupo que é o Lanús no Engenhão, e além de vencer terá que torcer pelo empate entre Olímpia e Emelec. Situação praticamente impossível para a equipe brasileira.


Grupo 3: No dia 04 de Abril, o Junior Barranquilla venceu por 3 a 0 o Universidad Católica. Agora, hoje tem jogo entre o líder do grupo Unión Española com 7 pontos contra o Bolívar também com 7 pontos, o jogo entre as equipes acontecem hoje mesmo.

Grupo 4: Hoje também tem jogo entre último e penúltimo, ou seja, Zamora com 1 ponto, com 4 jogos, nenhuma vitória, um empate e três derrotas. Enquanto, o Arsenal de Sarandi tem 3 pontos, com quatro jogos, uma vitória, nenhum empate e três derrotas. Enquanto, amanhã às 22h00 enfrentam-se o líder Fluminense contra o Boca Júniors. No primeiro jogo, o Tricolor das Laranjeiras conseguiu uma excelente vitória na Bombonera por 2 a 1. Em seguida, vitória sobre o Zamora por 1 a 0 no Engenhão e fora. E amanhã enfrentará o Boca, pra finalizar a fase de grupos.

Grupo 5: o Vasco irá enfrentar o Nacional do Uruguai lá no próprio Uruguai, o Gigante da Colina teria vencido o Alianza Lima na última partida da Libertadores por 2 a 1. Pelo Cariocão perdeu para o Flamengo por 2 a 1 em um jogo muito polêmico e agora volta suas atenções para a competição das Américas, o jogo irá acontecer na quinta às 22h00. Também tem um jogo extremamente importante entre Alianza Lima e Libertad, também na quinta-feira às 22h.

Grupo 6: Na última terça-feira o The Strongers empatou com o Cruz Azul. E amanhã, no Paraguai, o Corinthians irá enfrentar o Nacional do Paraguai. O Timão tem um desempenho muito legal dentro da Libertadores, não demonstrando shows e nem goleadas, mas um resultado satisfatório para que consiga uma classificação além da fase de grupos. O Alvinegro de Parque São Jorge é vice-líder com os mesmos de números que o líder Cruz Azul, ambos tem 8. Mas, lembrando que a equipe brasileira ainda não jogou.

Grupo 7: o Deportivo Quito irá enfrentar o Defensor, ou seja, segundo contra terceiro, só que o segundo tem 6 pontos enquanto o terceiro tem apenas 4 pontos, o jogo irá acontecer hoje às 18h30. Enquanto, Guadalajara e Vélez Sarsfield se enfrentam amanhã às 19h45. Primeiro contra o último, o lanterna tem 4 pontos enquanto o cabeça da chave está com 9 pontos e praticamente classificado.


Grupo 8: Na última quarta às 19h30, o Universidad de Chile venceu o Godoy Cruz e ficou líder do Grupo com 10 pontos, enquanto a equipe que perdeu ficou em terceiro com 5 pontos. Mas, hoje acontece o jogo entre Nacional de Medelin e Peñarol, jogos que podem decidir na parte de cima ou na parte de baixo do grupo.

Opinião


Tirando o Flamengo, as equipes brasileiras vem dando um verdadeiro show na Libertadores, o Fluminense foi uma equipe que até pelo Boca estar mal, a equipe carioca teve uma vantagem legal. No Grupo 1, apesar de ter derrotas que afetaram muito, o Internacional também está bem e se perder a classificação vai ser por méritos de uma equipe repletas de craques como é o Santos, que também está bem na Libertadores apesar da derrota para o Strongers que por sinal a equipe Colorada goleou enquanto a equipe paulista perdeu, apesar de terem sido em lugares diferentes.

O Vasco também faz uma excelente campanha também com vitórias importantes e sem dúvidas terá a classificação. O Corinthians está ótimo também, e está muito bem preparado e é uma das equipes favoritas para ganhar, pra mim é Santos e Corinthians as equipes que são as favoritas na competição.








segunda-feira, 9 de abril de 2012

Final antecipada





    
      Confronto de líderes promete mais emoção pela Budesliga na próxima quarta-feira

A emoção continua garantida no campeonato alemão da temporada 2011/12. Borussia Dortmund e Bayern de Munique podem fazer a “final”, já na próxima quarta-feira, quando se enfrentam em Dortmund. O atual campeão Borussia Dortmund, conseguiu uma vitória apertada na última rodada.
Jogando fora de casa, o atual líder da Budesliga venceu por 3 a 1 o Wolfsburg. Porém o placar não refletiu a realidade da partida. Com gols de Lewandowski e Gundogan o time de Dortmund, foi para o intervalo com uma boa vantagem no marcador. Porém aos 16 do segundo tempo Mandzunik descontou para os donos da casa, que cresceu na partida e se animou para buscar o empate. Nos acréscimos da partida, Lewandowski marcou novamente e garantiu a 20ª vitória do time amarelo.
Com o resultado o time permanece com três pontos de vantagem para o Bayern, que também venceu sua partida. Jogando em casa o time bávaro teve dificuldades para superar o ameaçado Augsburg. Para alcançar o feito, o time de Munique contou com a excelente fase do “Super Mário” Gómez, que abriu o placar logo no primeiro minuto de partida.
Aos 22 minutos, com o gol de Cheol Koo, o Augsburg chegou ao empate, resultado que seria péssimo para os donos da casa, uma vez que com a vitória do Borussia, a diferença para os líderes subiria para seis pontos. Mas como é de se esperar dos grandes artilheiros, a estrela de Super Mário voltou a brilhar aos 15 minutos da segunda etapa, quando o artilheiro voltou a marcar, dando números finais a partida e garantindo mais emoção ao campeonato.
Com a diferença de apenas três pontos entre os ponteiros, o jogo entre eles na próxima quarta-feira (11), ganha ares de final antecipada, pois passa a ser a chamada partida de seis pontos, pois além de somar os três da vitória, ainda se “rouba” os três pontos que o adversário faria na rodada, aumentando também o moral do vencedor para continuar na briga pelo campeonato.