terça-feira, 12 de março de 2013

Saudades da tradição

                                                       É mais bonito ver clássicos assim...

Não é de hoje que, percebo como o futebol brasileiro tem abandonado a tradição aos poucos. No último  domingo, assisti a partida entre Vasco e Botafogo, que valeu a Taça Guanabara ao time de General  Severiano e confesso que estranhei o fato de não ver nenhuma das duas equipes com o seu uniforme  número 1. Faz algum tempo que os times brasileiros vem adotando essa  postura, que acaba  por tirar um pouco da graça do esporte.

Acho legal que os times tenham outras opções de uniformes e que as utilizem em algumas partidas. Vários times brasileiros já acertaram ao criarem uniformes interessantes, que acabou dando bastante retorno aos cofres das equipes, mas acho que a utilização dos mesmos em partidas deve ser limitadas e que em caso de jogos importantes como finais os times priorizem os uniformes tradicionais.


                                                      ... do que clássicos assim


Mesmo camisas que não são o chamado uniforme número 1, deixam saudades, por que marcaram a história e a identificação de seus clubes, por isso acho que é importante o retorno desses uniformes ao campo de jogo. Todo torcedor tem na  memória uma camisa de seu time do coração que marcou para ele marcou a equipe, seja  com uma  conquista ou até com a  não conquista de títulos, por isso acredito ser importante que os  clubes voltem a ter essas camisas para valorizar sua história e aproximá-lo ainda mais do torcedor.

Atualmente a profusão de novos uniformes é tão grande que  alguns clubes passam muitos jogos sem repetir o figurino e até confundindo o torcedor. Você  sabe quando seu time jogou com o uniforme tradicional pela última vez? Eu particularmente não  sei quando que meu time foi a campo com o seu tradicional uniforme número 2 listrado.

Não  acho que a questão do uniforme precise figurar no regulamento como acontece por exemplo no futebol italiano, onde o mandante da  partida joga com o uniforme principal e o visitante é obrigado a jogar com outro. Acredito que isso seria algo para não estar escrito em regras, deveria ser apenas uma questão de bom senso. Quem viu a partida  no Engenhão no último domingo sabe que tanto Vasco quanto o Botafogo poderiam estar em  cmapo com seus uniformes tradicionais, o que daria uma beleza a mais para o clássico. Bom, fica a dica para as próximas partidas.