quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Uma mudança necessária

A divulgação recente do Ranking da FIFA, que jogou o Brasil para a sua pior colocação na história da lista (14ª colocação), foi a deixa para que escrevesse este texto. A mudança em relação a colocação brasileria, se deu entre outros motivos pelo fato de no mesmo éríodo em que o Brasil enfrentou de maneira invicta adversários como África do Sul, China e Argentina, a Colômbia venceu o Chile e o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa. Por isso, nossos vizinhos ficaram a nossa frente.

É evidente que fora a Argentina, nossos adversários foram mais fracos que os oponentes da seleção colombiana e por isso, essas vitórias tiveram maior valor. Como o Brasil não disputa as Eliminatórias, temos mesmo que nos contentar com adversários menores, o que acaba nos atrapalhando nesse ranking. Não defendo que seja necessária uma mudança nos critérios dele, vou além, acho que a mudança deve acontecer em outra esfera.

Faz anos que sou crítico ferrenho das Eliminatórias, não vejo sentido em sua realização. Defendo a extinção da mesma. Quem ler esse texto até aqui, provavelmente perguntará: Então como será a classificação para as Copas? Eu respondo: O país sede, permanecerá automaticamente classificado, o atual campeão, voltaria a classificar-se automaticamente, afinal o direito de defesa do título é algo básico e deveria ser preservado. Já os demais participantes, seriam classificados através dos torneios continentais, mantendo-se o mesmo número de vagas para cada confederação.

Com isso, tornaríamos mais justa a confecção do Ranking FIFA e também resolveríamos outro problema sério do futebol contemporâneo. O calendário é muito desgastante e já faz tempo que o futebol interclubes vem ganhando cada vez mais força no mundo, o que é algo natural, uma vez que o profissional da bola é funcionário do clube e não da seleção. Desta forma, a seleção não deveria ser prioridade para ele, mas não é isso que acontece atualmente.

Sem a realização das eliminatórias, os atletas poderiam estar mais preservados e focados no que realmente lhes interessa, que são os times e isso melhoraria a qualidade do futebol como um todo, por isso acho que a não realização das eliminatórias seria uma mudança necessária no futebol mundial, assim como outros torneios tanto de seleções como de clubes também. Precisamos de um calendário mais enxuto e principalmente unificado no âmbito mundial, o que não acontece e que assim como a não realização dessas competições traria um grande salto de qualidade ao futebol.