sexta-feira, 27 de abril de 2012

Finalistas da Liga Europa estão definidos


Acabou a espera dos torcedores do Athletic Bilbao. Depois de 35 anos de angústia e com um time altamente disciplinado tecnicamente, o time basco volta a disputar uma final de campeonato e será novamente a UEFA Liga Europa, dessa vez contra o Atlético de Madri que passou pelo também espanhol Valência.

O time de Bilbao que se destacou durante a competição pela boa campanha, incluindo ai a eliminação do Manchester United, jogando em casa na última quinta-feira (26), precisava de uma vitória simples para garantir a vaga na final. Por conta disso, o time se mostrou disposto a buscar a vitória desde o início da partida e chegou a abrir o placar, levando a fanática torcida ao delírio.

Entretanto, alguns minutos depois o Sporting chegou ao empate e assim, garantia a classificação, mas ainda assim o time da casa era melhor em campo e o gol basco parecia questão de tempo. E a previsão se confirmou, quando o Athletic marcou o segundo e com o resultado, a partida se encaminhava para a prorrogação.

Aos 43 minutos da etapa complementar, Llorente, que já se destacava na partida como o melhor em campo, fez o gol que carimbou a vaga basca para a final depois de mais de três décadas. Com a classificação para a final o Athletic Bilbao, resgata o orgulho basco, tão fortemente característico de sua apaixonada torcida.




Llorente comemora o gol e a classificação do Athletic Bilbao para a final da Liga Europa (EFE)

Atlético de Madri se garante na final



Diego fez passe para o gol que selou a classificação do Atlético de Madri (Reuters)

O time de Madrid chega a mais uma final da Liga Europa e ainda igualou o recorde do Barcelona da temporada 2002/2003, com 11 vitórias consecutivas em competições europeias. O craque Falcao Garcia passou em branco na partida e o destaque do jogo foi Adrián Lopez, que marcou um belo gol com um arremate sem chances para o goleiro valenciano, aos 14 minutos de jogo.

Com 33 minutos do segundo tempo, a polêmica se instalou no jogo. O juiz marcou pênalti a favor do Valência, em um lance que foi mão do zagueiro do próprio Valência. O erro provocou muita reclamação e até agressão. Com isso o volante Tiago foi expulso por causa da confusão com o atacante Ricardo Costa. Depois de conversar com o assistente o árbitro voltou atrás e anulou a marcação.

Com a vitória por 1 a 0, o Valência chegou a 5 a 2 no placar agregado e se classificou com folgas para a final da competição europeia.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Da Pré Champions à Final




Schweinsteiger comemora a classificação para a final da Champions (Getty Imagens)

O Real Madrid aproveitou o fator casa e entrou em campo disposto a passar para a final da UEFA Champions League. Logo no começo da partida, após um ataque rápido dos espanhóis, Aos cinco minutos de jogo, o juiz marcou pênalti para os donos da casa. Cristiano Ronaldo converteu a cobrança e abriu os trabalhos no Bernabéu. Em uma tentativa de resposta ao gol, o Bayern de Munique chegou a assustar o time espanhol com Robben, que aos sete minutos de partida, desperdiçou uma chance que indicava um gol imperdível.

Com apenas 15 minutos de partida o Real encaixou outro belo contra ataque e Cristiano Ronaldo, mais uma vez balançou a rede de Neuer, se aproveitando de uma falha de Boateng na marcação. O segundo gol do Real Madrid foi em um momento em que os bávaros estavam melhores no jogo. Apesar da vantagem no placar, para o Real Madrid, o jogo está bastante equilibrado.

Mario Gómez sofreu pênalti de Pepe e o juiz marcou. Robben cobrou e marcou para os alemães. A partida continuou equilibrada. Os pênaltis renderam cartões amarelos para David Alaba, do Bayern de Munique e Pepe do Real Madrid. Aos 30 minutos, Benzema fez uma ótima jogada e quase marca o terceiro dos donos da casa. Aos 33, Mario Gómez recebeu belo passe de Kroos e bateu da entrada da área, porém Casillas evitou o empate bávaro. Nos minutos finais da primeira etapa, o Bayern cresceu na partida e passou a dominar o jogo.
Durante o primeiro tempo, o Bayern teve maior posse de bola e chutou mais vezes do que os donos da casa, porém o domínio não surtiu efeito, uma vez que o Real foi para o vestiário em vantagem no placar. Já no primeiro ataque da segunda etapa, o Bayern chegou com perigo, mas Mário Gómez não aproveitou o cabeceio, jogando a bola para a linha de fundo. O time alemão voltou a campo ampliando o domínio iniciado no final da primeira etapa.

O time do Bayern mantém o domínio da partida no segundo tempo e Arbeloa é premiado com um cartão amarelo aos 59 minutos de jogo, após fazer falta em Ribéry. Mourinho colocou Kaká aos 29 do segundo tempo, no lugar de Di Maria, buscando melhorar a frente espanhola e assim equilibrar mais a partida.

O jogo acabou indo para a prorrogação e o Bayern levava vantagem na condição física, é notório que os jogadores do Real Madrid estavam extenuados. A partida se arrastou por toda a prorrogação sendo decidida nos pênaltis. Cristiano Ronaldo, Kaká e Sérgio Ramos perderam suas cobranças, Casillas pegou dois pênaltis, mas o Bayern, que disputou a pré Champions nessa temporada, garantiu a vaga após a cobrança do capitão Schweinsteiger, que fez o gol e garantiu a vaga bávara na final, no próximo dia 19, em seu estádio.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Chelsea breca o Barcelona



O jogo da última quarta-feira (24), entre Barcelona e Chelsea, no Camp Nou tinha tudo para ser marcante e foi. Ao time da casa só a vitória interessava e em caso de gol do time inglês, seria necessária uma vitória por dois gols de diferença, para que o Barcelona chegasse a sua segunda final de Champions League seguida.

Com a vantagem do empate o Chelsea foi a campo com uma armação defensiva e por isso, mesmo criando alguns sustos a torcida culé, o time londrino foi dominado pelos catalães, que como sempre obteve a posse de bola durante a maioria do tempo. Porém a postura defensiva do adversário ao que parece assustou o atual campeão da Champions, que alterou sua forma de jogar adotando o chamado “chuveirinho”, ou tentando o gol com chutes de fora da área.

A estratégia grená surtiu efeito, e aos 25 minutos de jogo, Busquets abriu o placar ao completar o cruzamento de Cuenca. Com o resultado o jogo iria para a prorrogação. Aos 27 minutos Terry, que assim como seu companheiro Lampard, esteve irreconhecível em campo, jogou contra o patrimônio e foi expulso ao fazer uma falta violenta e infantil. Agora, com desvantagem no placar o Chelsea se encontrava também em desvantagem no campo.

Com essa situação o time do técnico Di Mateo, passou a se defender da maneira que era possível para tentar levar o jogo para a prorrogação. Porém, aos 43 minutos de jogo, Sanchéz tocou para Messi que serviu Iniesta e o camisa 8 não perdoou o goleiro Cech. Barcelona 2 a 0. Muita gente deu como certa a classificação espanhola.

Entretanto, Ramires que se destacara no primeiro jogo fazendo a assistência para Drogba, voltou a escrever seu nome no confronto e marcou um golaço para os ingleses. Agora o placar e o tempo passaram a jogar a favor do Chelsea, que levava vantagem no resultado agregado. E assim terminou o primeiro tempo.

No segundo tempo o Barcelona voltou jogando o que se esperava do melhor time do mundo na atualidade. Aos dois minutos, Drogba que mostrou sua polivalencia no jogo de hoje, derrubou Fábregas na área. Era a chance de o Barcelona mudar a história da partida. Messi se preparou para enfrentar Cech, mas desperdiçou a cobrança batendo no travessão.

Ao que parece, o pênalti perdido serviu de combustível para que o Chelsea se reanimasse na luta pela classificação. Faltavam 30 minutos para o término do jogo, quando Di Mateo trancou seu time, ao substituir Mata por Kalou. Drogba tentou ainda uma bela jogada passando por três marcadores e tentando encobrir Valdés, porém o goleiro acabou levando a melhor no lance.

O Barcelona chegou a assustar os ingleses, mas, esbarravam no gigante Cech, que segurava tudo na meta azul e branco. Até que aos 47 minutos do segundo tempo, Fernando Torres, que entrou no lugar de Drogba, fez algo épico. O jogador que chegou ao Chelsea como ídolo artilheiro e até então só tinha feito um gol, aproveitou um rebote no meio de campo e avançou sozinho em direção ao gol do Barça, tendo apenas o trabalho de driblar Valdés e marcar o gol que classificava os ingleses. 

domingo, 22 de abril de 2012

Pelo Campeonato Paulista Corinthians recebe a Ponte Preta


Neste domingo às 16h da tarde, o Timão recebe a Ponte Preta no Pacaembu pelas quartas de final do Campeonato Paulista. No último domingo, pela fase de grupos da competição o jogo já teria acontecido, e na oportunidade o clube alvinegro de Parque São Jorge venceu por 2 a 1 no Moisés Lucarelli. Agora, essas duas equipes voltam a se enfrentar no Pacaembu, mas pela decisão pra quem irá ficar nas semi-finais.

E outro grande detalhe, neste jogo em 90 minutos não pode ter empate porque se não vai para pênaltis e sem prorrogação. Portanto, é um caminho difícil pra aquela equipe que vem pra empatar. Claro que ninguém vem pra empatar, mais para uma equipe menor é importante empatar e ganhar nos pênaltis, só que pênalti é loteria, então tem de ter conhecimento de que tem que vencer dentro do tempo regulamentar.

O Timão vem com oito vitórias consecutivas, sem falar na Libertadores que tem ido muito bem e inclusive se classificou. O Tite conseguiu dar um padrão para a equipe ao time do Corinthians, porque no Paulistão a maioria dos jogos o time foi reserva ou misto e tem tido vitórias importantes na competição e que geraram uma classificação importante por parte do time alvinegro. Mas, é bom lembrar que o técnico Gilson Kleina também faz um excelente trabalho na frente da Ponte Preta, e vem pra buscar uma vitória em cima do Timão e vem com um time ofensivo, simplesmente por saber que é uma equipe menor e que daria muita moral pra equipe se vencesse de um tremendo Corinthians que vem embalado no Campeonato Paulista e na Libertadores, até mesmo por ser fases decisivas na competição.

E a Ponte não conseguiu vencer nenhum time grande, diante do São Paulo perdeu por 3 a 1, em frente ao Santos tomou um sarrafo 6 a 1, até diante do Palmeiras perdeu por 2 a 1 e pelo mesmo placar perdeu para o Timão).

Conectados na ficha técnica:

Local: Pacaembu, São Paulo, SP.
Data/Hora: 22/04/2012 às 15h45
Árbitro: Rodrigo Braghetto 
Auxiliares: nas laterais Marcelo Carvalho Van Gasse e Carlos Augusto Nogueira Junior. E atrás dos gols Raphael Claus e Guilherme Cereta de Lima.
Transmissões: TV Globo, TV Bandeirantes e PFC. 

Conectados nas escalações

Corinthians: Júlio César, Edenílson, Marquinhos, Leandro Castán e Fábio Santos, Ralf, Paulinho e Danilo, Jorge Henrique, Emerson e Liedson. Técnico: Tite. O Chicão não irá participar do jogo porque sofreu uma pancada no jogo contra o Deportivo Táchira e foi vetado, enquanto o meia Danilo também teria sofrido uma pancada, mas treinou durante o resto da semana, e foi confirmado para o jogo.

Ponte Preta: Bruno Fuso, Guilherme, Willian Magrão, Ferrón e Uendel, João Paulo Silva, Gerson, Renato Cajá e Caio, Rodrigo Pimpão (Enrico) e Roger.

Conectados nos desfalques

Corinthians: Apenas o Chicão, com problemas na coxa esquerda que foi vetado pelo departamento médico do clube.

Ponte Preta: Wescley rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo e ficará sem jogar por oito meses, Gian está suspenso por três cartões amarelos e Diego Sacoman ainda pertence ao time do Corinthians e não pode atuar pela Macaca. Enquanto que Enrico fará avaliações melhores para ver se será ou não desfalque para o time de Campinas.

Conecte os seus olhos nestes jogadores

Corinthians: Marquinhos que tem 17 anos, veio das categorias de base do Corinthians, e já ganhou a moral com o técnico Tite, a ponto de o treinador dizer: " é gente grande". O jogador sempre que esteve em campo, fez coberturas perfeitas, claro com falhas que todo zagueiro jovem comete, mas tem ido muito bem no comando da zaga do Timão. É bom que o Chicão e Leandro Castán fiquem com seus olhos conectados no Marquinhos porque se não ele toma o lugar de vocês.

Ponte Preta: o volante Willian Magrão tem uma confiança tremenda do técnico Gilson Kleina, ainda mais porque ele entrou improvisado na zaga e tem dado conta do recado, aumentando ainda a confiança do treinador da Macaca. Portanto, os jogadores corintianos que fiquem com os olhos conectados em Willian Magrão, ótimo volante do time ponte-pretano que agora é destaque.

Conectados no que disseram:

Tite, técnico do Corinthians: "Nessas quartas de final há possibilidades de ter surpresas. Não acredito nessa história que a Ponte Preta é time pequeno. Não é! Por isso o risco é muito grande nessa fase decisiva". 

Gilson Kleina, técnico da Ponte Preta: "É claro que o Corinthians é favorito, por tudo o que tem feito até agora na temporada, tanto no Paulista, quanto na Libertadores. Mas nosso time tem que mostras personalidade e ambição de passar por grandes jogos para conquistar algo mais".

Conectados nos números e curiosidades

Corinthians e Ponte Preta já duelaram 89 vezes. E a vantagem é corintiana. São 51 vitórias, com 17 derrotas e 21 empates.

Essa é a 11ª partida do Timão como mandante neste Paulistão. Em casa, o Corinthians teve até aqui oito vitórias e dois empates.

A última vez que as duas equipes duelaram no Pacaembu foi no passado, também pelo Paulistão. A Macaca venceu por 1 a 0, gol de Éverton Santos.

Apesar da classificação antecipada às quartas de final, a Ponte Preta venceu apenas um dos últimos seis jogos na fase de classificação.

Conectados no último confronto

O último confronto aconteceu no dia 16 de Abril de 2012. domingo passado, aonde ambas as equipes se enfrentaram pelo Campeonato Paulista, ainda na fase de grupos. O jogo aconteceu no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, naquela oportunidade o Timão venceu a Macaca por 2 a 1. Gols de Chicão, de pênalti e de Weldinho, e Renato Cajá diminuiu de pênalti.