sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Casillas o melhor; Cássio a surpresa

 
Casillas é eleito mais uma vez o melhor do mundo

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, anunciou a lista com os melhores goleiros de 2012 e como já era esperado, Ilker Casillas, do Real Madrid e da seleção espanhola, foi novamente eleito o melhor arqueiro do mundo. Foi o quinto ano consecutivo que o espanhol levou o prêmio.

Pelos resultados da temporada, era esperado que o espanhol levasse esse prêmio, afinal, mesmo fracassando na Champions League, com o Real quando foi parado na semi-final da competição, ao perder para o Bayern de Munique, o goleiro foi campeão espanholcom o seu time e europeu com a seleção de seu país, consolidando o domínio espanhol no cenário internacional.

O segundo colocado, na lista foi o italiano Buffon, da Juventus, que fez uma ótima temporada na Juventus, conquistando o Campeonato Italiano e a Copa da Itália com a equipe de Turim e foi vice campeão europeu com a Azzura.

O terceiro lugar ficou para Peter Cech, campeão da Copa da Inglaterra, da Liga Inglesa e da Champios League e vice campeão mundial com o Chelsea.

Logo atrás do campeão europeu, ficou o vice campeão, Manuel Neuer, do Bayern de Munique, que apesar da bela campanha na Champions, passou o ano em branco com sua equipe, vice campeã também do Campeoanto Alemão e da Copa da Alemanha. 

Uma das supresas da lista foi o goleiro John Hart, do Manchester City, o campeão inglês figurou em quinto lugar na lista, superando com certa folga o goleiro catalão Victor Valdés, do Barcelona, que este ano conquistou apenas a Copa da Espanha.

A grande surpresa da lista ficou por conta do único goleiro, não europeu e que também não atua no "velho mundo". Trata-se de Cássio, que chegou a Corinthians vindo do futebol holandês, como um desconhecido, para ser o terceiro goleiro e com o desenrolar da temporada, foi conquistando seu espaço, virou titular, ganhou a Libertadores e o Mundial, onde foi eleito o melhor jogador da final e do campeonato.

Encerram a lista os goleiros, Hugo Lloris (Lyon/Tottenham) e Samir Handanović (Udinese/Inter de Milão).