Na tarde da quarta-feira (18), o Chelsea recebeu o Barcelona em partida válida pela semifinal da UEFA Champions League no Stanford Bridge. Ao contrário do que muitos imaginavam o Chelsea entrou em campo com uma marcação certeira que fazia com que o Barça, não conseguisse o controle da partida. Dessa forma, o primeiro tempo se assemelhou a uma partida de xadrez, onde os adversários se estudavam, procurando a melhor forma de surpreender.
Com apenas três minutos de partida, os ingleses chegaram na área do Barça, com Drogba, mas a arbitragem marcou impedimento. Mais três minutos de partida e o Chelsea conseguiu espaço para que Drogba disparasse em direção a meta adversária, mas foi parado pelo zagueiro Puyol. Aos oito minutos o Barça deu o troco com Sanchez, que entrou na área e encobriu o goleiro Cech, mas a bola bateu no travessão e no rebote, a defesa inglesa afastou o perigo. Rapidamente o Chelsea chegou novamente ao ataque assustando o Barcelona.
A partida continuou disputada e aos 16 minutos Fábregas, em um dos poucos lances de perigo do jogador invadiu a área, mas acabou por finalizar de forma errada, isolando a bola. Aos 24, foi a vez do Barcelona chegar ao ataque com Iniesta, que foi na linha de fundo e ao tentar entrar na área foi derrubado, caindo dentro da área, porém a arbitragem nada marcou. O relógio já marcava 27 minutos de jogo, quando Messi finalmente levou perigo ao Chelsea finalizando de cabeça e obrigando o goleiro Cech a fazer grande defesa.
Aos 42 minutos da primeira etapa, o Barça chegou com perigo pela quarta vez e A. Cole salvou os donos da casa tirando a bola, quase na linha do gol. O time de Londres precisou de apenas cinco minutos para se recuperar do susto. Após recuperar a bola no meio, com uma falha do melhor do mundo, o Chelsea armou o contra ataque com um belo lançamento para Ramíres, que avançou pela direita e cruzou para Drogba sozinho marcar o gol dos Blues e assim, os donos da casa foram para o vestiário com a vantagem no placar.
No segundo tempo, os dois times voltam se estudando e o Barcelona passa a buscar mais o ataque. Já os Chelsea passa a jogar buscando os contra ataques e assim, os ingleses crescem na partida, mas o jogo continua morno, com boas chances para os dois lados, o time espanhol que manteve a posse de bola por um tempo maior chegou a criar boas oportunidades, fazendo o goleiro Cech trabalhar bastante, mas não soube aproveitar as chances. No final da partida, após bom ataque catalão, que colocou a bola na trave, Busquets, chegou para concluir dentro da área, mas jogou a bola por cima e assim, o Chelsea parou o time dos sonhos e leva a vantagem do empate para o jogo de terça-feira que vem em Barcelona.