terça-feira, 10 de abril de 2012

Comentar um jogo é aguentar a pressão de torcedores


No último sábado entre o clássico Vasco e Flamengo pelo Campeonato Carioca houveram lances polêmicos, porque teve um lance na área que foi um pênalti claríssimo para o Gigante da Colina e o árbitro não deu. E em ao final da partida, teve um lance extremamente parecido e o árbitro deu o pênalti para o Flamengo. E vi que a equipe cruzmaltina estava sendo prejudicada e o Flamengo favorecido, e resolvi comentar isso em meu microblog, twitter. Em seguida, após comentar os lances polêmicos da partida muitos torcedores do Flamengo vieram me xingar no twitter por ter sido uma opinião extremamente normal como qualquer um tem o direito de dar a sua.

Emfim, vou explicar melhor: no meu twitter as vezes costumo fazer uma brincadeira, até porque sou corintiano e as vezes chamo os torcedores do São Paulo de bambi, do Palmeiras de porco, as vezes chamo os torcedores do Santos de sardinhas, as vezes os são-paulinos, palmeirenses e santistas tiram sarro do Corinthians por não ter Libertadores, até aí algo normal, coisa de torcedor. Só que, quando me pedem pra comentar sério, eu esqueço totalmente o meu time de coração e comento imparcialmente. Então, logo falo que sou torcedor como qualquer um é. Mas, a partir do momento que passo ao blog, ou qualquer coisa mais séria, tenho que comentar imparcial e sério. Então, no caso do comentário que fiz no twitter sobre o jogo do Flamengo, ali eu estava comentando muito mais imparcialmente do que com o coração, mas imagino que os torcedores rubro-negros imaginaram que eu estava ali torcendo, mas não.

Por exemplo, se eu tivesse escrito assim: o Flamerda foi favorecido, enquanto o Vasco foi prejudicado. Neste caso, sem dúvidas, eu estaria dando motivos para a torcida me xingar, mas não. Fiz o seguinte comentário: o Flamengo foi prejudicado, o Vasco merecia a vitória, os dois pênaltis aconteceram, foi assim que comentei, respeitando as equipes.

Agora sim, entendo porque é tão difícil ser comentarista, porque os torcedores não entendem muito bem o que é torcer e o que é comentar. Por exemplo, comentaristas como Neto, Casagrande tem histórias no Corinthians e são comentaristas e as vezes acontece uma situação assim: tem um jogo entre São Paulo e Corinthians, só que acontece um pênalti para o Tricolor e para o Alvinegro e aí vem o Neto e Casão e comentam: o da equipe do Morumbi não foi pênalti, mas do time preto e branco foi, com certeza os torcedores não-corintianos vão achar que os comentaristas estão torcendo.

Sempre achei que os jornalistas, comentaristas, narradores esportivos tem que revelar seus clubes, mas desde que sejam imparciais em seus comentários e às vezes fazer uma brincadeira com os rivais do time que torce, mais na maioria ser imparcial, é isso o que acho. Por exemplo: posso comentar sobre todas as equipes imparcialmente, e às vezes posso fazer uma brincadeira com São Paulo, Santos e Palmeiras que são rivais do Corinthians.

Nenhum comentário:

Postar um comentário