sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Desviando o foco

É estranho ver como as pessoas tem reagido em relação ao ocorrido na última quarta-feira, na cidade de Oruro, na Bolívia durante a estreia do Corinthians. É evidente que a morte de um torcedor, ainda mais um jovem de 14 anos e da forma como foi, é algo chocante e que jamais poderia acontecer. Entretanto, o estardalhaço que vem fazendo é algo desnecessário e desrespeitoso com a família do garoto Kelvin.

Querer punição aos responsáveis é natural e eles precisam ser responsabilizados sim, o que não precisa é de montar o circo que querem criar sobre o caso. Defender a exclusão do Corinthians é algo completamente descabido e não  tem sentido defender essa tese da forma como estão fazendo. Por isso, alguns pontos precisam ser esclarecidos.

Inicialmente é preciso lembrar que time nenhum no mundo pode ser responsabilizado pelos atos de seus torcedores, imaginemse é possível  um clube responder pelas ações de mais de 30 milhões de pessoas.  Não há sistema de vigilância que viabilize tal possibilidade. Só por isso, já é dificil aceitar que o Corinthians seja punido pela ação irresponsável de um torcedor,  que este sim, deve agora arcar com as consequências de seu ato.

Outro ponto que precisa ser lembrado, o Corinthians foi visitante e por isso não  pode responder pela  falta de estrutura que garanta a segurança dos torcedores presentes no estádio, tal responsabilidade deve recair sobre as autoridades bolivianas, a própria Commebol, que agora se acovarda e joga para outros o que deveria ser,  função dela e até o San José mandante do jogo e foi quem escolheu o palco da  partida.

Ainda é preciso reslatar que o próprio regulamento criado pela Commebol, não preve punição com exclusão, com  teve gente aqui no Brasil defendendo aos prantos  na televisão, pois o mesmo só vê essa  possibilidade em caso de manipulação de resultados e ou aabandono de campo de partida, como o tigre da  Argentina fez na Sul Americana no ano passado, mas a Commebol se finge de morta permite que o vice-campeão daquele torneio jogue a Libertadores desse ano. Cadê a coerência?

Quanto a imprensa braileira que fez tanto alarde com relação ao caso, com seus "profissionais", se mostrando abalados e até chorando na  televisão, é lamentável que os mesmos tenham aberto mão do profissionalismo, provavelmente em nome do senssacionalismo e da audiência. Falta-lhes coerência  também. Pedem agora uma punição severa ao Corinthians, que como exposto aqui não pode ser punido dessa forma e até choram  ao  brincarem de "atores", para ver se convencem o público, mas em outros casos  tão marcantes quanto, ou até mais chocante não me lembro de ver choro de ninguém. 

Fazem isso por que querem atingir um time, que está em alta,  basta ver o passado recente do Corinthians  para entender por que o Corinthians é hoje um time da moda. Por isso o Corinthians incomoda   tanta gente, como aliás sempre incomodou e continuará incomodando, mas não venham com firulas para tentar diminuir o alvinegro de  Parque São Jorge por que não conseguirão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário