quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A zebra ganha força em Londres

Depois de aprontar pra cima da poderosa Espanha, a zebra voltou a mostrar sua força no torneio olímpico de futebol em Londres. Na última quarta-feira (01) o Uruguai perdeu por 1 a 0 para os donos da casa e com mais essa derrota (já havia perdido para o Senegal, na rodada anterior), viu o sonho o tricampeonato olímpico ser adiado novamente.

Com os resultados dessa rodada, as seleções classificadas para a próxima fase são a própria Grã-Bretanha e o Senegal, que empatou com os Emirados Árabes Unidos. Além da eliminação celeste, o jogo no Millenium Stadiun, em Cardiff, foi marcado por outro fato inusitado. Ao contrário do que acontece na Copa do Mundo, quando as seleções Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, jogam representando seus países, nos Jogos Olímpicos, eles se unem para representar a Grã-Bretanha. Entretanto, tal situação vem criando situações complicadas.

Nesses jogos a seleção de futebol é formada apenas por jogadores ingleses e galeses, pois tanto escoceses quanto norte irlandeses, se recusaram a compor a equipe, alegando questões nacionalistas. Na partida contra o Uruguai, o nacionalismo voltou a aparecer. Giggs, craque da seleção britânica e do Manchester United, que nasceu no País de Gales, se recusou a cantar o hino britânico, alegando motivos pessoais. Assim como Giggs, muitos outros não ingleses seguiram a mesma trilha e permaneceram calados durante a execução do famoso Deus Salve a Rainha.

A Grã-Bretanha entrou em campo sem seu principal astro e dominou os primeiros 15 minutos de partida, mesmo com o Uruguai tendo a melhor chance nesse período. Depois dos minutos iniciais o Uruguai começou a crescer na partida e chegava bem lá na frente. As duas equipes armaram boas jogadas ofensivas, mas pecavam na finalização, até que nos acréscimos os britânicos marcaram o gol da vitória e da classificação.

Com esse resultado, os Uruguaios se juntam aos espanhóis e passam a assistir as Olimpíadas das arquibancadas. Das equipes tradicionais do futebol restam apenas a própria Grã-Bretanha e o Brasil como favoritos a disputa do ouro olímpico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário