quinta-feira, 5 de abril de 2012

Supremacia ibérica

Emparceramento que definiu os semifinalistas da Liga Europa 2012


Com os resultados das partidas desta quinta-feira (5), a Europa conheceu a força do futebol ibérico. Valência, Atlético de Madrid, Athletic Bilbao e Sporting confirmaram a classificação para as semifinais da Liga Europa. No estádio Mestalla o Valência alcançou a fase seguinte ao vencer os holandeses do AZ Alkmaar, com a goleada de 4 a 0. Gols de Adil Rami (2), Jordi Alba e Pablo Hernandez.
Como na primeira partida na Holanda, os espanhóis perderam por 2 a 1, o resultado em casa foi mais do que suficiente para que os espanhóis garantissem a vaga. Na semifinal o Valência fará um clássico nacional ao enfrentar o Atlético de Madrid, que eliminou o Hannover, da Alemanha com a vitória por 2 a 1. Os gols da partida na Alemanha foram anotados por Adrian Lopez e Falcao Garcia para o Atlético de Madrid. Douf descontou para os alemães.
No estádio San Mamés em Bilbao o Athletic Bilbao que já construíra um resultado confortável no primeiro jogo, ao vencer o Shalke por 4 x 2, confirmou a classificação ao conseguir empatar em 2 a 2. Huntelaar abriu os trabalhos fazendo o primeiro gol do time alemão. Porém, Ibai Gómez empatou a partida, Raúl ampliou para time germânico e Susaeta deu números finais ao jogo. Com o resultado a equipe basca tenta voltar a final da Liga Europa depois de 45 anos. A única vez que o time lisboeta chegou a final foi na temporada 1976/1977, quando perdeu a mesma para a Juventus da Itália.
voltar a final da Liga Europa depois de 45 anos. A única vez que o time lisboeta chegou a final foi na temporada 1976/1977, quando perdeu a mesma para a Juventus da Itália.
Com o resultado o futebol espanhol fez história classificando cinco equipes para as semifinais dos campeonatos europeus. Barcelona e Real, na Champions, Athletic Bilbao, Valência e Atlético de Madrid na Liga Europa.
O último classificado para a próxima fase da competição é o Sporting, de Portugal, que mesmo enfrentando sérios problemas financeiros mostrou força vencendo o Metalist por 2 a 1 na primeira partida em Portugal. Nessa quinta, o Sporting chegou a abrir o placar com Van Woldswinkel, de cabeça, após o cruzamento de Diego Capel. O gol do Metalist foi marcado por Cristaldo e o time ucraniano ainda teve um pênalti perdido pelo brasileiro Claiton Xavier.
Com o empate e a classificação do Sporting, o futebol português segue o caminho da vizinha Espanha e também mostra sua força ao Velho Mundo, uma vez que na temporada passada a final foi entre o Porto e o Braga, além de ter o Benfica entre os semifinalistas. O time de Lisboa tenta agora chegar a final da competição após um período de sete anos. Em 2005 perdeu para os russos do CSKA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário